Voltamos à Idade Média?

 

 

jose

 

 

 

 

Eu nunca havia visto ou ouvido falar em gente de bem que cospe em gente. Só em traidores como Judas que cuspiu em Cristo ou transgressores dos direitos humanos que usam desse expediente para humilhar no limite da razão,  suas vítimas.

Macall Polay

Quem assistiu ao episódio de Game of Thrones em que Cersei para se libertar foi obrigada a fazer a caminhada da vergonha, episódio baseado na vida real da alta Idade Média, entende o quão humilhante é o ato de cuspir em alguém.

Infelizmente, história e ficção passaram a pautar nosso cotidiano, para mostrar que se as pessoas não lapidarem seus instintos mais primitivos, ainda são capazes de cuspir uns nos outros, como nos casos vistos nos últimos dias.

Não há como, poupar críticas à Jean Wyllys e  José de Abreu, nem mesmo atenuar ou justificar o que é deplorável. Não há como não creditar à eles falta de civilidade, de razoabilidade e de educação mínima para o convívio social.

Mas fatos como esses servem de alerta para todos nós. Até para protestar contra o inimigo é necessário ser político e é imprescindível ser minimamente elegante. O tempo que nos separa de Games of Thrones é o da civilização e este, não dá para voltar para traz.

Licia Egger 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *